Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

Buscar   OK
74 9125-5266

Fan Page

Hora Certa
Publicidade Lateral
Enquete
Você concorda com REDUÇÃO dos SALÁRIOS dos políticos de Campo Formoso?

 SIM
 NÃO

Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • pr aloisio
    Cidade: praloisiolima@hotmail.com
    Mensagem: eu navegarei
  • Anielen Moura
    Cidade: Belém
    Mensagem: Vencedor Jotta A
  • Elves Thales
    Cidade: Campo Formoso
    Mensagem: Viverei Milagres - Vanilda Bordieri
  • George Verde
    Cidade: campo formoso
    Mensagem: projeto sinal verde
  • George Verde
    Cidade: campo formoso
    Mensagem: projeto sinal verde
  • Suelma Moraes
    Cidade: Goiás -Go
    Mensagem: sou mais que vencedor com Ludmyla feber
No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Estatísticas
Visitas: 1095272 Usuários Online: 100


Bate Papo

Digite seu NOME:


E.B.D
Publicada em 21/11/16 as 10:32h - 6191 visualizações
Lição 9 - O Milagres Está em Sua Casa

formosogospel.com.br

Link da Notícia:

 (Foto: formosogospel.com.br )

Lição 9 - O Milagres Está em Sua Casa

 

27 de novembro de 2016

 

TEXTO ÁUREO

 

"Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses [...], que não

faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e veste."(Dt 10.17,18)

 

VERDADE PRÁTICA

 

Em tempos de crises Deus realiza o impossível e o extraordinário.

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

A viúva de um dos profetas, achando-se incapaz de saldar uma dívida, enfrentou a possibilidade do credor tomar seus dois filhos para um período de escravidão. O texto em Levítico 25.39,40 determina que se o devedor não pudesse pagar a sua dívida, ele era obrigado a servir ao credor como escravo até o ano do jubileu. O poder de Deus, manifestado através de Eliseu, aumentou o pequeno suprimento de azeite da viúva até uma quantidade que seria suficiente para saldar a dívida, e ainda sobrar para atender à sua família.

No benevolente milagre que Eliseu realizou para a viúva do profeta, vemos a lição de "muitos vasos... vazios": (1) Havia um urgente senso de necessidade, 1; (2) Foi usado o que estava disponível, um vaso de azeite, 2; (3) A medida da fé e da expectativa tornou- se a medida da bênção, 4-6; (4) A necessidade foi atendida através da generosidade e do milagre de Deus,

 

I - UMA FAMÍLIA EM DIFICULDADES

Aprenderemos aqui que não falta azeite, faltam vasilhas para serem cheias.

Não faltam viúvas (necessitados), faltam quem as ame e as ajude.

Não faltam crentes, faltam Homens de DEUS.

É muito bom quando alguém é chamado pelo nome por DEUS - Ex. Elizeu e Paulo. 7 anos de preparo de Elizeu. Só Moisés no AT foi mais usado que Eliseu. Depois de abrir o Jordão Eliseu já conhecido agora como profeta de DEUS, inicia seu ministério de milagres em Israel.
 
Esta lição com o tema "O milagre esta em sua casa" revela-nos o amor, a compaixão e o cuidado de DEUS por uma pobre viúva de um profeta de DEUS e seus dois filhos.
Cada um de nós como casa de DEUS (Jo 17), tabernáculo, morada de DEUS na terra, templo do Espírito Santo (1 Co 6.19), temos a responsabilidade de ministrarmos aos outros o que recebemos, pois o poder de DEUS reside em nós. Em Atos diz Jesus: Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo.
 
Milagres devem ser corriqueiros no meio da Igreja que se diz pentecostal, se diz igreja cristã, pois DEUS confirma com sinais, prodígios e maravilhas os que são seus.
Em Corinto, apesar dos pecados, a igreja possuía crentes dotados com os dons do ESPÍRITO SANTO, imagine nossa igreja de hoje com crentes tão santos! Deveríamos ser todos cheios do ESPÍRITO SANTO e cada um deveria ter pelo menos um dom do ESPÍRITO SANTO em operação na sua vida.

 

Muitas vezes o milagre pode ocorrer para identificar o homem que fala em nome de DEUS, confirmando sua autoridade.
Exemplo - Moisés perante faraó.
Elias por vezes disse - Se eu sou homem de DEUS...
2 Reis 1:10 Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinqüenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta.
2 Reis 1:12 E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta.
Atos 2.22 - JESUS, varão aprovado com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
 
Muitas vezes os milagres vêem para confirmar a Palavra pregada também.
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. 
Marcos 16:20
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. 
Marcos 16:20
Marcos 16:20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. 
 
Mulher de um dos profetas, talvez do Obadias que fez dívidas para sustentar os 100 profetas escondidos por ele segundo Flávio Josefo. Não creio que seja Obadias, pois a bíblia o teria citado por nome. pode até ser um filho de Obadias o profeta que havia morrido e deixado a mulher viúva com seus dois filhos.
 
Morreu um profeta, homem de DEUS, pobre, mas DEUS se incumbiu de pagar suas dívidas depois de morto devido à lei assim ensinar que os filhos poderiam ser levados como escravos por sete anos para saldarem a dívida de seus pais.
Azeite muito provavelmente é o azeite que estava na vasilha de unção do profeta seu marido (2 Rs 4.2; 9.1 -Almotólia de azeite - ou botija pequena). Azeite caríssimo.
 

 

II - DEUS REALIZA MILAGRES

Neste capítulo estudaremos o texto bíblico sobre a multiplicação do azeite na casa da viúva (2 Rs 4.1-7). Não há dúvidas de que esta é uma das mais surpreendentes passagens bíblicas. Nela vemos o pouco ficar muito, a escassez se converter em abundância e o vazio ficar cheio! Vemos ainda como a graça de Deus alcança os corações desesperados. Esse texto, portanto, é bem claro em revelar que os milagres acontecem primeiramente em decorrência da bondade de Deus e cm resposta a uma fé obediente.
 
"E o azeite parou" (2 Rs 4.6).
Sabemos que à luz da Escritura, o azeite é um dos muitos símbolos do Espírito Santo e podemos usá-lo de forma apropriada como uma metáfora para ilustrá-lo. A pergunta a ser feita no atual contexto evangélico brasileiro é: Por que o azeite está parando? Dizendo isso de uma outra forma, por que a influência do Espírito Santo em nosso meio parece estar diminuindo? Por que os pentecostais, que já somam mais de meio bilhão de seguidores, parecem influenciar cada vez menos o mundo a sua volta? Alguma coisa parece estar errada ou no mínimo fora de lugar.
Acredito que esse capítulo traz uma resposta satisfatória para nós. Vamos analisá-lo de uma forma mais detalhada e detectar porque o atual avivamento aviva cada vez menos!
 
Por que o azeite está parando?
Em primeiro lugar, o azeite para quando ele não está sendo usado na esfera familiar — 'Dize-me que é o que tens em casa" (2 Rs 4.2). Essa foi a pergunta feita pelo profeta Eliseu. Todo avivamento genuíno tem início a partir da família. Sem famílias renovadas não há avivamento. Recentemente o escritor norte-americano Wayne Gruden escreveu um livro intitulado: Famílias Fortes, Igrejas Fortes.1 E a pura verdade. O contrário também é verdade — famílias fracas, igrejas fracas! Por que estamos vivendo um avivamento que parece cada vez mais influenciar cada vez menos? Queremos uma igreja revitalizada, mas as famílias estão doentes e por essa razão os avivamentos são tão superficiais.
Aqui cabe a pergunta: o que temos em casa? Quem somos na igreja é um reflexo do que temos em casa. Quando Paulo escreveu sobre as qualificações exigidas para os ministros do evangelho, ele pôs a família na ordem de prioridade (1 Tm 3.2,4).
Aqui está o modelo ideal de família e de um ministério autêntico. Ainda lembro da norte-americana que foi professora de Novo Testamento no Seminário Batista. Aquela amada professora fora missionária por longos anos na China e viera concluir seu ministério como professora de Novo Testamento e Teologia Bíblica naquele Seminário. Ela costumava dizer que o obreiro que tivesse filhos indisciplinados ou desviados do evangelho estava desqualificado para liderar. Segundo ela, o pastor que se encontrava nessa situação deveria pedir uma licença para cuidar da família. Nós sabíamos que não se tratava de uma análise superficial, mas a reflexão de alguém que devotou toda a sua vida ao ministério, inclusive escolhendo ser celibatária para melhor servir ao Senhor.
Muitos anos já se passaram depois que ouvi aquelas palavras, mas elas continuam ecoando em minha mente. Será que estamos levando a sério essas recomendações do apóstolo, pondo a família em lugar de destaque no ministério? Infelizmente muitos obreiros não educaram seus filhos e muito menos os criaram sob disciplina. A consequência disso são frequentes escândalos envolvendo filhos de pastores. E o que é pior, parece que nos encontramos totalmente despreparados para enfrentar uma cultura mundanizada.
Não tenho dúvidas de que o advento da cultura pós-moderna abriu uma fissura enorme na tradição cristã ocidental. Com o advento da pós-modernidade a partir dos anos 60 e 70, uma era de incerteza e de verdades fragmentadas passaram a imperar em todos os segmentos da sociedade, inclusive mudando a sua cosmovisão.2 Antes, os valores judaico-cristãos dominavam em nossa cultura ocidental, mas com o advento do pós-modernismo, novos valores passaram a nortear a nossa forma de pensar. Parece que a igreja foi pega de surpresa e seus líderes ficaram como barco à deriva sem saber bem o que fazer. Quando um paradigma cai, ensinou Thomas Kuhn em sua teoria das revoluções científicas, um outro paradigma ocupa o lugar do antigo.3 O problema é que muitas vezes não há um modelo devidamente estruturado para preencher o espaço deixado pelo antigo paradigma que deixou de existir.
Traduzindo isso em palavras mais simples, quando o modelo pós-moderno de enxergar as coisas chegou oficialmente, ficamos a observar os valores tradicionais que protegiam nossa sociedade, e consequentemente nossas famílias, serem pulverizados e ficamos apenas assistindo a tudo isso sem dar uma resposta, à altura, a esse ataque. Muitos anos depois, os pastores, teólogos e filósofos cristãos acordaram para a seriedade da coisa e passaram a atacar de forma sistemática esse sistema maligno que fragmentou a estrutura dos valores da cultura judaico-cristã. Infelizmente parece que a reação aconteceu muito tarde e hoje vemos uma nova cosmovisão imperando em nossa sociedade e ditando como deve ser a vida do nosso povo e consequentemente de nossas famílias.
 
O que fazer, pois diante desse desafio cultural emergente? O que tens em tua casa? Que valores estão norteando a nossa família? Será que são valores cristãos que estão orientando a nossa fé ou é um paganismo cristianizado? Como confrontar esse novo paradigma?
 
O azeite para quando a porta não está fechada — Porta fechada fala de fechar a porta para o mundo, para os costumes e paradigmas do mundo (observação nossa). Muitas vezes DEUS faz o milagre de portas fechadas para não nos expor diante das multidões - Você suporta seu problema em segredo? DEUS o está vendo e vai realizar seu milagre de portas fechadas (observação nossa).
 
Em terceiro lugar, o azeite para quando a estrutura fica inadequada — "Não há mais vasilha nenhuma" (2 Rs 4.6). O azeite parou porque não cabia mais nas vasilhas ou porque a estrutura ficou inadequada para o tamanho do milagre. O pentecostalismo surgiu como um "Movimento" e não como uma denominação! Isso é importante porque nenhuma denominação pode reivindicar sua patente. O pentecostes não pode ser patenteado! O que parece estar acontecendo no atual avivamento brasileiro é a inadequação das estruturas existentes para conter o azeite pentecostal. A nossa estrutura parece se assemelhar com as cisternas do tempo do profeta Jeremias que não podiam conter água: "Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retém as águas." (Jr 2.13).
 
Em quarto lugar, o azeite para quando não há prestação de contas — "Vende o azeite e paga a tua dívida" (2 Rs 4.7). Há um avivamento brasileiro que é totalmente inconsequente. Ninguém presta contas de nada! É escândalo por cima de escândalo! A imprensa mostra, quase que diariamente, os truques usados por pregadores midiáticos para arrancar dinheiro de seus fiéis. Temos um clero com a mesma estrutura do período medieval onde os privilégios se tornaram escandalosos e isso pode ser facilmente observado. Basta verificarmos os super salários pagos a muitos líderes religiosos para constatar esse fato. Há líderes enriquecendo à custa do espólio das igrejas.7
 
Em quinto lugar, o azeite para quando ele fica rançoso — 'Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira" (Ex 27.20). O azeite tinha que ser puro, não podia ser estragado. Quando o azeite está estragado ele fica rançoso. Temos muito óleo no atual contexto evangélico brasileiro. As estatísticas atualizadas informam que o pentecostalismo foi o segmento que mais cresceu, correspondendo a 60% da membresia evangélica brasileira. Ê um crescimento espetacular, mas há muito óleo misturado e rançoso nesse meio. E essa mistura que tem estragado o azeite.
 

 

III - PROVISÃO NA MEDIDA CERTA

A motivação do milagre
"De acordo com a lei hebraica, um credor poderia tomar um devedor e seus filhos como servos, mas não deveriam tratá-los como escravos (Ex 21.1-11; Lv 25.29-31; Dt 15.1-11). Seria uma grande tristeza para essa mulher perder o marido para a morte e os dois filhos para a servidão, mas Deus é aquele que "faz justiça ao órfão e à viúva" (Dt 10.18; SI 68.5; 146.9) e enviou Eliseu para ajudá-la."8
DEUS opera pelo amor - é preciso que aquele que quer ser usado por DEUS em milagres ame as pessoas e deseje que elas fiquem livres de suas angústia, doenças, tristezas, problemas, etc...
 
A misericórdia divina
Não foi apenas por ser pobre que a viúva foi socorrida, nem tampouco por haver sido esposa de um dos discípulos dos profetas (2 Rs 4.1). O texto diz que ela "clamou" ao profeta Eliseu (2 Rs 4.1). O termo hebraico que traduz essa palavra é tsa'aq, que possui o sentido de clamar por ajuda, chorar em voz alta. O profeta ficou sensibilizado; Deus se compadeceu daquela mulher sofredora.
Tudo funciona pela graça de DEUS - nada é por merecimento. DEUS nos ama e envia seus servos na hora certa para fazer o que DEUS mais sabe fazer - amar.
 
A dinâmica do milagre
Um pouco de azeite
Diante do clamor da viúva, o profeta Eliseu perguntou-lhe: "Que te ei de fazer? Dize-me o que é que tens em casa. Ela respondeu: tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite"(2 Rs 4.2).
Talvez a botija de azeite usada por seu marido para ungir. A mulher não a manuseava, portanto se esquecera dela, mas procurando na memória viu que pelo menos isso havia em sua casa. As coisas despresadas, as coisa vis deste mundo são as que DEUS usa. Na família de Davi se esqueceram do menor e mais humilde, mas ali estava a vasilha que DEUS queria usar.
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; 1 Coríntios 1:28
O que você tem em casa? Talvez um pregador, uma cantora, um evangelista, um musisista. Talvez você mesmo não saiba seu valor para DEUS.
 
Uma fé obediente
"Vai, pede emprestadas vasilhas". A fé é demonstrada pela ação (Tg 2.17).
Obediência observada na mulher para obedecer ao homem de DEUS. Obediência observada em seus filhos para obedecerem à sua mãe.
Obedecer e agir, são dois ingredientes necessários ao milagre.
 
Os instrumentos do milagre
O instrumento humano
Por várias vezes no livro de 2 Reis, o profeta Eliseu é chamado de "Homem de Deus" (2 Rs 4.7; 4.9; 4.16; 6.9).
Você conhece algum homem de DEUS? Conhece mesmo? DEUS o usa em algum milagre? Os milagres confirmam um ministério. DEUS sempre tem um servo seu bem pertinho de você para realizar um milagre em sua casa.
 
O instrumento divino
"segundo a palavra do Senhor" (2 Rs 7.16). O que o Senhor faz, Ele o faz através de sua Palavra e muitas vezes realiza milagres para cumprir a palavra de seus escolhidos como profetas.
E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos. 2 Reis 2:24
E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta. 2 Reis 1:12
Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão. Atos 13:11
 
 
O objetivo do milagre
Alguns milagres realizados através do profeta Eliseu deixam bem claro que os mesmos ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também em resposta ao sofrimento (2 Rs 4.1-7; 4.8-38; 5.1-19; 6.1-7).
É evidente que não estão os milagres de DEUS apenas restritos ao sofrimento humano e às necessidades humanas, mas podem acontecer também para cumprir seus propósitos salvíficos e para os amais diversos fins.
 

 

 

CONCLUSÃO

 

Os milagres se centralizam em Deus. Os milagres narrados nas Escrituras, tanto no Antigo com em o Novo Testamento, objetivam a glória de Deus. Em nenhum momento encontramos os profetas buscando chamar a atenção para si. Quem tentou fazer isso e se beneficiar de forma indevida dos milagres de Deus foi Geazi, o moço de Eliseu. Quando assim procedeu foi punido de uma forma dura (2 Rs 5.20-27). Em o Novo Testamento observamos Pedro e Paulo pondo em destaque esse fato e mostrando que Deus e não os homens devem ser glorificados (At 3.8,12; At 14.14,15).
Toda honra, poder e glória pertencem a DEUS. Os milagres são operados pelo poder do ESPÍRITO SANTO, de acordo com a vontade de DEUS PAI, tendo como agente realizador JESUS CRISTO.
Todos devem desejar serem instrumentos de DEUS para realização de milagres sem visarem lucros financeiros, mas motivados pelo amor de DEUS derramado em nossos corações.

 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros

Copyright (c) 2017 - formosogospel.com.br - Todos os direitos reservados