Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

Buscar   OK
E.B.D

Publicada em 31/05/17 as 10:42h - 253 visualizações
Lição 10 Dia 4 de Junho de 2017 Maria, Irmã de Lázaro, uma devoção amorosa

formosogospel.com.br

Link da Notícia:

 (Foto: formosogospel.com.br )

Lição 10

4 de Junho de  2017

Maria, Irmã de Lázaro, uma devoção amorosa 

Texto áureo: João 12. 1 - 11    

Texto bíblico: João 12. 3

 

INTRODUÇÃO.

Queridos, a Paz do Senhor Jesus, como fruto de misericórdia e bondade, estamos aqui para tecer um comentário da lição da EBD, na oportunidade estudaremos a vida de Maria irmã de Lázaro, um mulher que alcança destaque bíblico por grandes atitudes e uma dedicação maravilhosa ao Senhor Deus, também irei me ater às qualidades e defeitos dos seus irmãos para que de forma bem contextualizada possamos aprender o que Deus pela sua bondade gostaria de nos revelar através desta historia de fé e amor e que como diz a própria palavra será lembrada onde este evangelho do reino dos Céus for pregado. Certo de que encontramos algumas situações polemicas nesses textos que aqui serão tratados gostaria que os irmãos que nos acompanham compreendam que tudo que será dito aqui é de uma interpretação nossa e não uma verdade absoluta sabendo que muita coisa só será totalmente revelada na eternidade.       

MARTA E LÁZARO, OS IRMÃOS DE MARIA

Não conhecemos todos os detalhes desta família, mas podemos destacar que era uma família bem unida, percebemos isso na ocasião da morte de Lázaro a preocupação de suas irmãs quando este ainda estava doente, tiveram a coragem de mandar buscar Jesus, e mesmo depois de morto em seu dialogo com cristo elas demonstram o desejo imenso que ele tivera sido curado, nesta ocasião observamos que os laços afetivos desta família eram mui fortes (João 11. 3, 19 - 22, 32 - 35).

·         Lázaro

 Ao que vemos era um homem trabalhador, de uma boa reputação é tanto que em ocasião de sua morte muitos judeus vieram consolar suas irmãs, é também dito por alguns estudiosos que este era possuidor de muitos bens e sua condição era muito boa, mas vemos que como para todos de igual modo a enfermidade lhe chegou e o mesmo faleceu, e posteriormente recebeu a ressurreição e a partir dali havia um grande testemunho acerca de sua vida e o que Jesus havia feito por ele. Outra coisa que me chama a atenção é que este Lázaro deveria ser um homem muito digno e um servo fiel de Cristo, pois em ocasião de sua morte Jesus é avisado como amigo; e o mesmo chora no sepulcro (João 11. 3, 5, 35, 36).

·         Marta

Marta é aqui apresentada como as pessoas da sociedade atual, podemos observar que ela era uma mulher muito dedicada a tudo que fazia, gostava de se evolver com tudo e todos, quando lemos os textos em que esta é citada percebemos sua dedicação as tarefas domestica, sua atenção aos convidados quando a mesma os recebia (Lucas 10. 40 - 41, João 12. 2), percebemos que ela também tinha uma certa instrução a cerca da palavra de Deus a ponto de até debater com Jesus ao ir a Betânia ressuscitar seu irmão (João 11. 20 - 26), porém ela não parava para dar atenção devida que Jesus gostaria que ela tivesse, Deus em sua vontade deseja a nossa atenção a Ele, que nos dediquemos e façamos o nosso melhor em qualquer função que desempenhemos, contudo Ele também requer do seu povo exclusividade, tempo e dedicação a sua presença, que nós motivados por estes exemplos deixemos mais as nossas ansiedades e afazeres e possamos nos assentar aos pés de Cristo e ouvir a sua voz nos dando as coordenadas certa para vivermos uma vida cheia da sua gloria.

MARIA E AS SUA ATITUDES LOUVÁVEIS

·         Uma boa escolha!

A cena que já foi citada acima nos revela que Maria era uma cristã exemplar e ligada à vontade divina, não era comum uma mulher ficar na sala enquanto os homens jantavam e conversavam, mas Maria toma uma atitude ousada, ao invés de envolver-se em afazeres domésticos como Marta ela resolve ouvir Jesus e isso irritou profundamente sua irmã que prontamente deu as queixas ao mestre, mas Jesus que sabe as nossas necessidades não desapontou Maria, reconheceu que a melhor parte ela tinha escolhido e ninguém poderia roubar-lhe isso que era tão valioso (Lucas 10. 42). Aprendemos aqui que nem sempre são as obrigações a melhor escolha, mas sim fazer a vontade do Pai que está nos céus, muitas pessoas se isolam até mesmo dentro das igrejas em afazeres e cargos no intuito de crescerem e mostrar serviço, porém muitos sem compreender que isso é importante, mas não é o suficiente; o melhor mesmo é está no centro do querer do mestre e com certeza está será a melhor parte e ninguém a pode arrancar (João 6. 38).

·         Uma atitude ousada!

Em outra circunstancia Maria nos da uma demonstração de como era sua devoção ao mestre Jesus, ela não tinha nenhuma dificuldade em separar seu melhor e oferecer, ao derramar uma iguaria tão cara aos seus pés e ao mesmo tempo enxugar com seus cabelos dando exemplo de que se vamos adorar tem que ser por inteiro, Deus não aceita adoração mal feita, porém recebe a adoração simples e a adoração grandiosa; ao elogiar Maria simplesmente por assentar-se para ouvi-lo Ele não a rejeitou como também ao derramar sobre Ele um vaso tão caro de perfume o mesmo também a defendeu quando muitos por hipocrisia a criticaram. Nossa adoração ela é por atitudes e requer de nós a ousadia necessária para entrarmos na presença de Deus, com os elementos certos (João 12 1 - 11). Queridos a bíblia nos revela através deste contexto que o que Deus espera do seu povo ao adorá-lo é uma atitude, sincera, prudente, mas virtuosa assim como faz nossa irmã Maria e hoje serve como exemplo para igreja de Deus.

Conclusão

A narrativa de hoje nos deixa lições preciosíssimas, e uma delas é que talvez a forma como você oferece a Deus a tua devoção seja incompreensível para as pessoas, muitas vezes somos julgados por não estarmos fazendo o que as pessoas esperam de nós, esses nos desprezam e até acham que o nosso trabalho é vão, outros criticam a nossa adoração, criam teses acerca do que falamos e de como nos portamos; eu particularmente falando espero que assim como Maria mesmo que ninguém entenda o que você está fazendo, Jesus o recebedor da adoração possa te receber e te aceitar e te elogiar dizendo que você escolheu a parte boa e ninguém poderá tirar.  

BIBLIOGRAFIA

Bíblia sagrada

Dicionário Aurélio

Dicionário bíblico Wycliffe

O caráter do cristão: Elinaldo Renovato de Lima

 

 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

74 9125-5266

Fan Page

Hora Certa
Publicidade Lateral
Enquete
Você concorda com REDUÇÃO dos SALÁRIOS dos políticos de Campo Formoso?

 SIM
 NÃO

Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • raimundo
    Cidade: feira de santana
    Mensagem: questiona ou adora ,flordilis
  • antonio siva
    Cidade: são paulo
    Mensagem: um novo vecedor damares
  • JOSE RENATO CARVALHO DOS SANTOS
    Cidade: NEW YORK
    Mensagem: O MAR VERMELHO SERGIO LOPES
  • GENARIO DE JESUS
    Cidade: CAMPO FORMOSO
    Mensagem: LUGA SEGURO ALINE BARROS
  • suely de fatima rosa
    Cidade: Itatinga sp
    Mensagem: sabor de mel
  • agacigomes
    Cidade: lagoa do angico-umburanas -BA
    Mensagem: a igreja vem de andenson freire
No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Estatísticas
Visitas: 1038179 Usuários Online: 45


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros

Copyright (c) 2017 - formosogospel.com.br - Todos os direitos reservados