Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

Buscar   OK
E.B.D

Publicada em 05/06/17 as 15:33h - 957 visualizações
Lição 11 – Maria, Mãe de Jesus – uma Serva Humilde

formosogospel.com.br

Link da Notícia:

 (Foto: formosogospel.com.br )

Lição 11 - Maria, Mãe de Jesus - uma Serva Humilde

                                      

 

Texto Áureo

 

"Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela."

(Lc 1.38)

 

Verdade Prática

 

Maria, mãe de Jesus, nos deixou um exemplo elevado de humildade e submissão à vontade de Deus.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda - Jo 1.46: Nazaré, cidade sem importância

Terça - 1Co 1.27-29: Deus usa as coisas sem importância

Quarta - Tg 4.6: Deus "dá graça aos humildes"

Quinta - SI 147.6: Deus "eleva os humildes"

Sexta - Lc 1.45: Maria, a serva bem-aventurada

Sábado - Lc 1.28: Maria, a serva agraciada

 

 

INTRODUÇÃO

 

Maria foi agraciada mais do que todas as outras mulheres, porque lhe foi concedido ser a mãe de JESUS.

(1) Maria foi escolhida por DEUS porque ela achou graça diante dEle (cf. Gn 6.8). Sua vida santa e humilde agradou tanto a DEUS, que Ele a escolheu para tão sublime missão (2 Tm 2.21).

(2) A bênção de Maria, por ter sido escolhida, trouxe-lhe grande alegria, mas também muita dor e sofrimento (ver 2.35), uma vez que seu Filho seria rejeitado e crucificado. Nesta vida, a chamada de DEUS sempre envolve bênção e sofrimento, alegria e tristeza, sucesso e desilusão.
1.35 O SANTO. Tanto Mateus como Lucas declaram de modo explícito e inconfundível que JESUS nasceu de uma virgem (v. 27; Mt 1.18,23). O ESPÍRITO SANTO viria sobre ela, e o Filho seria concebido mediante uma intervenção divina milagrosa. Por causa da sua concepção milagrosa, JESUS será o Santo , ou seja: Ele não terá qualquer mácula do pecado. 

 

 

 

 

l - MARIA, A MÃE DE JESUS

 

 

O que a Escritura mostra de fato é que Maria foi uma pessoa agraciada por Deus para fazer parte diretamente do Plano da Salvação. A sua disposição em aceitar e crer no plano de Deus está demonstrada em suas palavras: "Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra [...]" (Lc 1.38).

 

 O anjo Gabriel é enviado a Nazaré, lugar onde moravam José e sua noiva, Maria. Ela era uma virgem e estava noiva de José. O anúncio de que ela geraria um filho, sem que para isso fosse necessário haver intercurso sexual, deixou-a apreensiva (Lc 1.34). O anjo informa-lhe que desceria sobre ela o Espírito Santo e o poder de Deus a envolveria com a sua sombra (Lc 1.35). Aqui está o milagre da encarnação — O Filho de Deus fazendo-se carne, a fim de que, através desse grande mistério, possamos alcançar a salvação (Jo 1.1,14).

 

 MARIA, MÃE DE JESUS. Maria foi uma virgem da cidade de Nazaré, na Galiléia. Era da linhagem de Davi (Romanos 1:3; II Timóteo 2:8 e Atos 2:30). Casou-se com o carpinteiro José, também da descendência de Davi e, antes das bodas, recebeu por parte de Deus através do Anjo Gabriel, o anúncio de que era a Sua escolhida para ser a mãe do Salvador (Lucas 1:26,27).

Maria, a mãe de Jesus, era uma mulher que foi descrita por Deus como "agraciada". A palavra "agraciada" vem do grego, e significa, essencialmente, "muita graça". Maria recebeu a Graça de Deus. Graça é "favor imerecido", que significa que é algo que recebemos apesar do fato de que não o merecemos. Maria precisava de graça de Deus, assim como o resto de nós precisa. Maria compreendeu este fato, como declara em Lucas 1:47, "E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador." Maria reconheceu que precisava ser salva, que ela precisava de Deus como seu Salvador.

Maria não teve uma "concepção imaculada" - não há qualquer razão bíblica para crer que o nascimento de Maria tenha sido qualquer coisa que não seja um nascimento humano normal. Maria era virgem quando deu à luz Jesus (Lucas 1:34-38), mas a idéia de uma virgindade perpétua de Maria não é bíblica. Mateus 1:25, falando de José, declara: "E não a conheceu ATÉ que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus." A palavra "até" claramente indica que José e Maria tiveram união sexual após o nascimento de Jesus. José e Maria tiveram vários filhos juntos depois que Jesus nasceu.

Jesus tinha quatro meio irmãos: Tiago, José, Simão e Judas (Mateus 13:55). Jesus também tinha meia irmãs, mas não são nomeadas e nem se conhece seu número (Mateus 13:55-56). Deus abençoou e agraciou Maria dando a ela vários filhos, o que naquela cultura era a mais clara indicação de que Deus estava abençoando uma mulher.

Entre muitas outras qualidades que o tempo (hora) e espaço não dá para analisarmos e falarmos.

"E entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres." (Lucas 1: 28). Realmente um exemplo de mulher de esposa e mãe, devemos amar Maria afinal de contas ela foi a mãe do nosso Salvador. Foi através dela que Jesus veio ao mundo para morrer crucificado por mim e por você, derramar o seu sangue a fim de lavar todos os nossos pecados e assim garantir a nossa entrada no céu.

Eu amo Maria. Amo porque a mesma foi obediente a Jesus, não quis ser igual e nem superior a Ele, como podemos ver nas "Bodas de Cana" (João 2: 1-11), onde ocorreu o 1° milagre de Jesus, (transformar água em vinho), quando ela falou aos serventes: "Fazei tudo quanto Ele vos mandar." (João 2: 5) Ali começou uma serie de milagre de Jesus, onde "Ele manifestou sua glória e os seus discípulos creram Nele." (João 2: 11).

 

 

 

 

II - A ELEVADA MISSÃO DE MARIA


A morte de Maria não é registrada na Bíblia. Nada é dito sobre Maria subindo aos Céus, ou tendo qualquer forma de papel exaltado no Céu. Maria deve ser respeitada como a mãe terrena de Jesus, mas ela não é digna de nossa adoração ou exaltação. A Bíblia, em nenhum lugar, indica que Maria pode ouvir orações, ou que ela possa ser mediadora entre nós e Deus. Jesus é nosso único defensor e mediador no Céu (I Timóteo 2:5). Se fosse oferecida adoração, exaltação ou orações, Maria diria o mesmo que os anjos: "Adora a Deus!" (Apocalipse 19:10; 22:9).

A própria Maria dá para nós exemplo, direcionando sua adoração, exaltação e louvor somente a Deus: "Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome" (Lucas 1:46-49). Sua escolha para tão relevante ministério é uma prova de que Deus viu em Maria uma mulher de raras qualidades espirituais e morais, das quais destacamos as seguintes:

1 - Maria era uma mulher humilde. Isso agrada a Deus.

2 - Maria era uma mulher submissa. Isso agrada a Deus.

3 - Maria era uma mulher de fé e de oração. Isso agrada a Deus.

4 - Maria era uma mulher obediente. Isso agrada a Deus.

5 - Maria era uma mulher que tinha tremor e temor. Isso agrada a Deus.

6 - Maria era uma mulher fiel. Isso agrada a Deus.

7 - Maria era uma mulher santa (separada). Isso agrada a Deus.

8 - Maria era uma mulher determinada. Isso agrada a Deus.

9 - Maria era uma mulher segura do que queria. Isso agrada a Deus.

10 - Maria era uma mulher piedosa. Isso agrada a Deus.

11 - Maria era uma mulher conhecedora das Sagradas Escrituras. Isso agrada a Deus.

12 - Maria era uma mulher freqüentadora do culto em Jerusalém, embora a mulher não fosse obrigado por lei. Isso agrada a Deus.

Ill - O SEU PAPEL NO PLANO DA SALVAÇÃO

 

"E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam." (Lucas 11: 27-28). Sim, eu amo Maria. Entretanto, amo muito mais a meu Jesus, porque foi Ele quem deu a sua vida para me salvar, conforme está escrito "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito (único) para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna." (João 3: 16).

Você também ama Maria e quer um dia conhecê-la? Então siga o que ela recomendou: "Fazei tudo quanto Ele vos mandar". O que foi que Ele mandou? Você vai saber lendo as Escrituras Sagradas, mais precisamente o Novo Testamento, onde suas duvidas serão esclarecidas. Ali você encontrará a verdade como está escrito "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (João 8: 32). Você também deve amar Maria, mas não a idolatre, para não sofrer as conseqüências previstas no salmo 15: 4 (Bíblia católica) 16: 4 (evangélica); "Aqueles que escolhem outros deuses terão suas dores multiplicadas."

Só Jesus Cristo salva! "Há um só mediador entre Deus e os homens; Jesus Cristo homem." (1 Timóteo 2: 5). Entregue-lhe se de coração, coloque-o em primeiro lugar na sua vida, pois só assim poderá um dia ir morar com Ele no céu onde com certeza Maria também estará por ter crido nEle e ter-lhe dado toda honra e toda glória que só Ele merece. Eu amo Maria porque ela nunca se julgou capaz de salvar ninguém, nem a si mesma. A Bíblia Sagrada diz que só Jesus salva. "A minha alma engrandece ao Senhor Jesus e o meu Espírito se alegra em Deus, meu salvador." (Lucas 1: 47).

 

CONCLUSÃO

A Bíblia nunca diz que Maria foi qualquer coisa além de uma mulher comum que Deus escolheu para usar de uma forma extraordinária. Sim, Maria era uma mulher correta e favorecida (agraciada) por Deus (Lucas 1:27-28). Ao mesmo tempo, Maria era também um ser humano pecador como todos os outros, que necessitava de Jesus Cristo como seu Salvador, como todas as outras pessoas (Eclesiastes 7:20; Romanos 3:23; 6:23; I João 1:18).

 

Promoção dos Namorados é na Livraria Adonai

Rua Leonardo Galvão

(74) 9 9125-5266




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

74 9125-5266

Fan Page

Hora Certa
Publicidade Lateral
Enquete
Você concorda com REDUÇÃO dos SALÁRIOS dos políticos de Campo Formoso?

 SIM
 NÃO

Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • raimundo
    Cidade: feira de santana
    Mensagem: questiona ou adora ,flordilis
  • antonio siva
    Cidade: são paulo
    Mensagem: um novo vecedor damares
  • JOSE RENATO CARVALHO DOS SANTOS
    Cidade: NEW YORK
    Mensagem: O MAR VERMELHO SERGIO LOPES
  • GENARIO DE JESUS
    Cidade: CAMPO FORMOSO
    Mensagem: LUGA SEGURO ALINE BARROS
  • suely de fatima rosa
    Cidade: Itatinga sp
    Mensagem: sabor de mel
  • agacigomes
    Cidade: lagoa do angico-umburanas -BA
    Mensagem: a igreja vem de andenson freire
No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Estatísticas
Visitas: 1038178 Usuários Online: 45


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros

Copyright (c) 2017 - formosogospel.com.br - Todos os direitos reservados