Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Buscar   OK
E.B.D
Publicada em 12/06/17 as 18:54h - 2228 visualizações
Lição 12: José, O Pai Terreno de Jesus – Um Homem de Caráter

formosogospel.com.br


 (Foto: formosogospel.com.br )

Lição 12: José, O Pai Terreno de Jesus - Um Homem de Caráter

 

Texto Áureo

 

"E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher." (Mtl.24)

 

VERDADE PRÁTICA

 

José, pai de Jesus, nos deixou um exemplo marcante de um caráter

humilde, submisso e amoroso.

 

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Jo 1.1: O Verbo se fez carne

Terça - Lc 2.4: José era da descendência de Davi

Quarta - Mt 2.13,14: José fugiu para o Egito com Maria e Jesus

Quinta - Mt 13.55: Jesus, "o filho do carpinteiro"

Sexta - Mc 6.3: Jesus, "carpinteiro"

Sábado - Mt 1.19: José, um homem justo

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Zelosos no cumprimento da Lei de Deus, José e Maria iam todos os anos à Festa da Páscoa (v.41). Não dispunham de muitas posses, mas, mesmo assim, não deixavam de ir a Jerusalém para a adoração. Eles são exemplos de dedicação e amor a Deus. A família de Jesus era piedosa e temente a Deus, razão pela qual o menino cumpriu todos os rituais e tradições do judaísmo. A piedade e sabedoria de Cristo surpreenderam até os doutores da lei.

 

 

I - JOSÉ, O PAI DE JESUS

 

Quanto à descendência de Davi, isso é incontestável, pois a genealogia no evangelho de Mateus é clara. Ele era descendente de Davi tanto por parte de José como de Maria. Legalmente Ele era filho de José e devia ser essa a sua condição no censo que era feito na época e nos registros dos livros do Templo. Os judeus nunca contestaram isso nos evangelhos. Aliás, Herodes mandou matar um monte de meninos só de medo do Rei que tinha nascido em Belém.

Mateus 1:1-16 traz a genealogia de Jesus através de José, que foi um descendente do rei Davi. Como filho adotivo de José, Jesus se tornou seu herdeiro legal, em termos da herança envolvida. Observe com atenção as palavras usadas no verso 16: "E Jacó gerou a José, marido de Maria,

da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo" (Mateus 1:16). José e Maria estavam conscientes da origem divina de Jesus, bem como de sua missão redentora (Lc 1.30-38; 2.8-19,25-35).

Jesus foi criado por seus pais (José e Maria), na cidade de Nazaré onde viveu conjuntamente com seus irmãos, sendo os pais de Jesus, um casal abençoado com todas as virtudes necessárias para promover uma vida social equilibrada em família. Pouco se sabe sobre José, pois, a Bíblia Sagrada menciona poucos registros sobre este ilustre personagem que teve a dupla missão de amar Maria e Jesus, cuidando deles sempre, sendo José um homem justo (Mt 1:18-19), obediente (Mt 1:24), em seu ofício de carpinteiro (Mt 13:53-55), José era um exemplar trabalhador que sustentava sua família de forma simples, porém sem miséria ou indigência como muitos propagam sem conhecimento de causa. Conforme os relatos bíblicos, Maria, a bem aventurada, se tornou uma referência a ser seguida pelas mulheres cristãs, pois, viveu com dignidade, assumindo sempre um lugar de auxiliadora na vida pública de Jesus, trabalhadora em suas atividades domésticas, obediente ao seu marido e ao Senhor, sendo verdadeiramente uma mulher virtuosa. (Tt 2:3-5)

 

 

 

 

II - O CARÁTER EXEMPLAR DE JOSÉ

 

O caráter de uma pessoa é demonstrado por suas atitudes, testemunho e práticas.

A obediência  e, sem dúvidas, uma das principais características do seu caráter. Podemos ver isto, pelo fato de que José obedeceu a voz de Deus:

José foi um homem de fé, obediente a tudo o que Deus pedisse a ele. Quando o anjo apareceu a José em um sonho e contou-lhe a verdade sobre a criança que Maria estava carregando, José imediatamente e sem questionar ou preocupar-se com fofocas tomou-a como esposa. José respeitava e temia a Deus

 

 

III - A NOBRE MISSÃO DE JOSÉ

 

Homem justo foi escolhido por Deus para guardar  a virgindade de Maria com quem se casou aos 30 anos. Era carpinteiro, trabalhador, tanto que, em Nazaré, perguntaram em relação a Jesus: "Não é este o filho do carpinteiro?"(Mt 13,55).

Apesar de seu humilde trabalho e suas condições  simples, José era de linhagem real. Lucas e Mateus citam sua descendência de Davi, o maior rei de Israel (Mt 1,1-16 e Lc 3,23-38 ). Realmente, o anjo que primeiro conta a José sobre Jesus o saúda como "filho de Davi", um título real usado também para Jesus.

José foi um homem compassivo, carinhoso mesmo quando soube que Maria estava grávida sem ainda ter com ela se casado. Sabendo que a criança não era dele, pois respeitava sua noiva, planejou separar-se de Maria de acordo com a lei,  mas temeu pela segurança e sofrimento dela e do bebê.

José sabia que mulheres acusadas de adultério poderiam ser apedrejadas até a morte. Então, ele decidiu deixá-la silenciosamente para não expor Maria à vergonha ou à crueldade (Mt 1,19-25).

Ele levava sua família a Jerusalém todo ano para a Páscoa, algo que não poderia ter sido fácil para um trabalhador. Cita o Evangelho de Lucas que,  tendo se completado o tempo para Jesus nascer, surgiu um decreto que todos deveriam se recensear na cidade de origem. Sendo José da casa de Davi, foi com Maria para Belém, nascendo lá o Salvador. Quando o anjo de Deus reapareceu para lhe dizer que sua família estava em perigo, ele imediatamente deixou tudo o que possuía, todos os seus parentes e amigos, e fugiu para um país estranho, desconhecido, com sua jovem esposa e o bebê.

 

 

CONCLUSÃO

Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: 23 - Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL. (EMANUEL traduzido é: Deus conosco). 24 - E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher, 25 - e não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe o nome de Jesus.


 

Promoção dos Namorados é na Livraria Adonai

Rua Leonardo Galvão

(74) 9 9125-5266





Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

74 9125-5266

Fan Page

Hora Certa
Publicidade Lateral
Enquete
Qual Cantor você gostaria de ver no dia dos evangélicos em Campo Formoso para 2018

 Anderson Freire
 Bruna Karla
 Canção e Louvor
 Nengo Vieira
 Fernandinho
 Flordelis
 Rayssa e Ravel
 Marquinho Gomes
 Rozeane Ribeiro
 Roberto carvalho
 Janduilas
 Jorge e Joelma

Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • pr aloisio
    Cidade: praloisiolima@hotmail.com
    Mensagem: eu navegarei
  • Anielen Moura
    Cidade: Belém
    Mensagem: Vencedor Jotta A
  • Elves Thales
    Cidade: Campo Formoso
    Mensagem: Viverei Milagres - Vanilda Bordieri
  • George Verde
    Cidade: campo formoso
    Mensagem: projeto sinal verde
  • George Verde
    Cidade: campo formoso
    Mensagem: projeto sinal verde
  • Suelma Moraes
    Cidade: Goiás -Go
    Mensagem: sou mais que vencedor com Ludmyla feber
No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Estatísticas
Visitas: 1365413 Usuários Online: 40


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros

Copyright (c) 2017 - formosogospel.com.br - Todos os direitos reservados